:: Farmabrasilis Português Inglês Home | Site Map | Add to Favorites Link | Send page to a Friend | Contact us
Site Search
Relatórios Clínicos

21/09/2008

Estudos clinicos - Fase I


 Objetivos primários

 

 

Determinação de parâmetros de segurança para uso clínico do imunomodulador P-MAPA 

 

Objetivos secundários

 

Avaliação de parâmetros clínicos e laboratoriais

Avaliação de eventuais efeitos do imunomodulador P-MAPA sobre a série leucocitária. 

 

Tipo de estudo : Intervencional

 

Desenho do estudo: Estudo clínico, duplo-cego, randomizado 

 

Condição

Intervenção

Fase

HIV +

Fármaco: P-MAPA

Procedimento: Terapia adjuvante

Procedimento: Terapia biológica

Fase I


Número de indivíduos : 26 ( 18 M - 18 F) -  assintomáticos 

 

Dosagem e tempo de duração



-13 indivíduos receberam 5 mg/dia/ via i.m. do imunomodulador P-MAPA por 6 semanas


-13 indivíduos receberam substância inativa (placebo) por 6 semanas.

 

Critérios éticos

O ensaio e procedimentos foram orientados pela Declaração de Helsink. O protocolo foi aprovado por comitê de ética da instituição responsável. Todos os pacientes assinaram um termo de consentimento pós-informado, que foi anteriormente submetido e aprovado pelo comitê de ética.

 

Critérios de inclusão no protocolo

Idade entre 18-65 anos


Sorologia positiva para HIV-1


Pontuação na Escala de Karnofsky ≥ 60


Contagem de Linfócitos CD4 - 300 ≤CD4 ≤500) cels/mm

 
Creatinina ≤1.5 mg/dL


Bilirrubina ≤1.5 mg/dL


TGO e TGP≤ até no máximo 3 x limite superior


Contagem de Leucócitos totais ≥ 2000/mm


Contagem de plaquetas ≥ 50000/mm


Hemoglobina ≥ 10 mg/dL


Ausência de transfusão sanguínea


Mulheres em utilização de métodos contraceptivos e com resposta negativa a teste de gravidez 

 

Critérios de exclusão do protocolo

Uso de medicação concomitantes (corticosteróides, terapia antiretroviral, quimioterapia antineoplásica, outros fármacos em investigação)


Gravidez ou lactação


Infecção oportunista em curso


Incapacidade para procedimentos do protocolo


 

GRUPOS EM AVALIAÇÃO E CÓDIGOS DOS PARTICIPANTES:

 

GRUPO A :  Substância ativa em estudo ( P-MAPA) :  AOS, ABP, AMF, CTC, EG, FCN, JBC, JER, JFS, JSF, MRM, PLL, TMB.



GRUPO B :   Substância inerte ( placebo) :  CS, DDF, DDM, ERM, IBL, IBS, JTG, MAA, MC, MRD, RAS, SBS, WFS.

 

PARÂMETROS CLÍNICOS AVALIADOS

 

Exame físico e pesagem ( peso +  índice de massa corporal )


Avaliação pela Escala de Karnofsky


Temperatura corporal


Freqüências cardíaca e respiratória


Avaliações eletrocardiográficas


Avaliações neurológicas.

 

PARÂMETROS LABORATORIAIS AVALIADOS

 

 

Sorologia para HIV - 1

 


Testes cutâneos 

 

Hematológicos :

 

 

Hemoglobina

 

Hematócrito


Linfócitos totais


Linfócitos CD4


Linfócitos CD8


Segmentados


Monócitos


Eosinófilos


Plaquetas



Função hepática :

 

 

 

TGO 


TGP


Bilirrubina Total

 

Função renal

 

 

Creatinina


Uréia

 

RESULTADOS  - AVALIAÇÕES  CLÍNICAS GERAIS

 

Em relação às avaliações clínicas dos pacientes, não foram notadas sinais de eventos adversos que possam ser associadas à utilização do imunomodulador P-MAPA.

 

A temperatura corporal e a freqüência respiratória nos dois grupos (grupo placebo e grupo tratado) se apresentaram dentro dos padrões de normalidade.

 

Os resultados das avaliações neurológicas e cardiológicas dos pacientes dos grupos tratados com o imunomodulador P-MAPA e com placebo mostraram-se dentro dos padrões de normalidade

 

Não se verificaram diferenças significativas em relação a evolução de peso e índice de massa corporal (IMC)  no grupo que utilizou o  imunomodulador P-MAPA e no grupo que utilizou a substância inativa. 

 

O índice de Karnofsky não apresentou variação para os dois grupos durante o período de avaliação.

 

RESULTADOS - PARÂMETROS LABORATORIAIS

 

• Linfócitos totais : Em 12 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA o número de linfócitos totais aumentou significativamente em relação aos valores iniciais, porém mantendo-se dentro dos limites de normalidade.

 

Em apenas 1 dos 13 pacientes do grupo tratado com placebo, observou-se um aumento no número de linfócitos totais em relação aos valores iniciais

 

Este efeito estimulador  do P-MAPA sobre a população linfocitária  é  uma propriedade já observada durante os estudos na fase  pré-clínica,  em  modelos animais.

 

• Linfócitos CD4 - Em 8 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA, observou-se um aumento no número final dos linfócitos CD4 em relação ao seu número inicial. 

 

No grupo que recebeu placebo, apenas 4 dos 13 pacientes mostraram variação positiva de valores de linfócitos CD4 em relação aos valores iniciais.

 

• Linfócitos CD8 - Em 7 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA, observou-se um aumento no número final dos linfócitos CD8 em relação ao seu número inicial.

 

No grupo que recebeu placebo, 6 dos 13 pacientes mostraram variação positiva de valores de linfócitos CD8 em relação aos valores iniciais.

 

• Segmentados - Em 8 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA, observou-se um aumento no número de segmentados em relação ao seus valores iniciais, porém com valores totais mantendo-se dentro dos limites de normalidade. 

 

No grupo que recebeu placebo, apenas 3 dos 13 pacientes mostraram aumento dos valores de segmentados em relação aos valores iniciais, porém mantendo-se seu número total dentro dos padrões de normalidade.

 

• Eosinófilos - Em 7 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA, observou-se um aumento no número de eosinófilos em relação ao seu número inicial, porém com valores mantendo-se dentro dos limites de normalidade. 

 

Em 2 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA observou-se grande variação de valores, porém com os valores de eosinófilos totais mantendo-se dentro da faixa de normalidade

 

No grupo que recebeu placebo, nenhum dos 13 pacientes mostrou aumento dos valores de eosinófilos em relação aos valores iniciais. Em 3 dos 13 pacientes deste grupo observou-se grande variação, porém com os valores totais mantendo-se dentro da faixa de normalidade.

 

• Monócitos - Em 8 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA observou-se um aumento no número de monócitos em relação ao seu número inicial, porém com valores totais mantidos dentro dos limites de normalidade. 

 

Em 1 dos 13 pacientes tratados com o imunomodulador P-MAPA observou-se grande variação, porém com os valores de monócitos mantendo-se dentro da faixa de normalidade.

 

No grupo que recebeu placebo, apenas 3 dos 13 pacientes mostraram aumento dos valores de monócitos em relação aos valores iniciais, porém mantendo-se seu número total dentro dos padrões de normalidade.

 

Em 4 dos 13 destes pacientes observou-se grande variação, porém com os valores de monócitos mantendo-se dentro da faixa de normalidade.

 

• Plaquetas - Tanto no grupo tratado com o imunomodulador P-MAPA como no grupo que utilizou placebo não foram notadas alterações significativas qualitativas e quantitativas nas plaquetas.

 

• Hemoglobina - Não foram notadas alterações nos valores de hemoglobina no grupo que utilizou oimunomodulador  P-MAPA e no grupo no qual se utilizou placebo

 

 • Hematócrito - Não foram notadas alterações nos valores de hematócrito no grupo que utilizou o imunomodulador  P-MAPA e no grupo no qual se utilizou placebo

 

• TGO - Não foram visualizadas diferenças significativas para este parâmetro no grupo que utilizou o imunomodulador  P-MAPA e no grupo que utilizou placebo

 

• TGP - Não foram visualizadas diferenças significativas para este parâmetro no grupo que utilizou o imunomodulador P-MAPA e no grupo que utilizou placebo. 

 

• Bilirrubina Total - Não foram visualizadas diferenças significativas para este parâmetro no grupo que utilizou o imunomodulador P-MAPA e no grupo que utilizou placebo 

 

• Creatinina - Não foram visualizadas diferenças significativas para este parâmetro no grupo que utilizou o imunomodulador P-MAPA e no grupo que utilizou placebo.

 

• Uréia - Não foram visualizadas diferenças significativas para este parâmetro no grupo que utilizou o imunomodulador  P-MAPA e no grupo que utilizou placebo. 

 

CONCLUSÕES

 

O imunomodulador P-MAPA mostrou-se capaz de induzir um aumento nas populações de granulócitos e nos linfócitos, comparando-se os valores dos pacientes tratados com o produto, com os valores destes elementos observados no grupo que utilizou a substância inativa.

 

Esse efeito do imunomodulador P-MAPA foi anteriormente observado em modelos animais, sendo  indicativo da capacidade do produto de estimular  o sistema hematopoético e não se constituindo em  sinal  de toxicidade.

 

No protocolo não foi visualizado qualquer tipo alterações laboratoriais ou clínicas indicativas da ocorrência de eventos adversos que possam ser relacionados  com a utilização do produto.

 

O imunomodulador P-MAPA utilizado na dosagem de 5 mg/dia, que corresponde à dosagem preconizada como terapêutica, não apresenta sinais de toxicidade ou de eventos adversos para os parâmetros clínicos e laboratoriais  avaliados neste protocolo.

Indique a um Amigo Indique a um Amigo Imprimir Imprimir Voltar Voltar
Lógica Digital
Privacy Policy  |  Legal  |  [email protected] all rights reserved