:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site
Notícias

05/08/2013

P-MAPA recebe Premio Octavio Frias de Oliveira


Icesp

 

O Icesp promoveu a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na manhã da última segunda-feira (5.08.2013 ). A iniciativa tem como objetivo reconhecer e estimular as contribuições das personalidades envolvidas com os avanços em pesquisa na área oncológica.

Os finalistas foram escolhidos por uma comissão julgadora composta por docentes da Universidade de São Paulo, membros do corpo clínico do Icesp e profissionais do jornal Folha de S. Paulo, além de cientistas da Faculdade de Medicina da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outras instituições.

Em meio a diversos nomes de médicos e cientistas indicados para a categoria, "Personalidade de Destaque", destacou-se a trajetória da médica Silvia Regina Brandalise, por sua atuação frente ao "Centro Boldrini", unidade de tratamento infantil de doenças oncológicas ligada a Unicamp, além de seu comprometimento com a produção científica de qualidade.

Na categoria "Pesquisa Oncológica" foi premiado o trabalho da equipe liderada pelo pesquisador André Vettore, da Universidade Federal de São Paulo, e colaboradores do Hospital A. C. Camargo e Hospital de Câncer de Barretos. A partir da saliva de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, a equipe desenvolveu um teste molecular que avalia um marcador genético dos tumores. Desta forma, é possível acompanhar a eficácia dos tratamentos e definir, antecipadamente, a evolução do paciente. A avaliação pode ser útil no diagnóstico precoce de tumores, evitando que o doente passe por exames invasivos.

estudo liderado pelos pesquisadores  da rede de pesquisas Farmabrasilis conquistou o prêmio de "Inovação em Oncologia".  
Em modelo experimental, este estudo mostrou que o imunomodulador P-MAPA, desenvolvido pela rede de pesquisas, ativa receptores do sistema imunológico que favorecem o combate do câncer de bexiga e, também, da tuberculose. A pesquisa é conduzida pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Farmabrasilis. 

 


Indique a um Amigo Indique a um Amigo ImprimirImprimir Voltar Voltar
Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados